quinta-feira, 31 de março de 2011

Tipos de substâncias magnéticas

Existem três tipos de substâncias magnéticas. A Paramagnética, a Diamagnética e Ferromagnética, respectivamente. Paramagnéticas: são as substâncias que, na presença de um campo magnético, se magnetizam muito fracamente, fazendo com que o valor do campo magnético seja aumentado muito.

Diamagnéticas: são as substâncias que quando estão presentes perto de um campo magnético se magnetizam fracamente, fazendo, com que o valor do campo magnético se torne menor.


Ferromagnéticas (ferro, níquel, cobalto e suas ligas): quando estão sobre a ação de um campo magnético, estas substâncias se magnetizam fortemente, fazendo com que o campo magnético resultante seja muitas vezes maior do que o campo aplicado.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sobre o Campo Magnético da Terra.

Você já deve ter se perguntado sobre como a bússola funciona e normalmente respondem para você que é graças aos campo magnético da Terra. Mas, como funciona esse tal de CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA?

Bom, ainda existem muitas coisas para serem explicadas mas a teoria mais aceita diz que a origem dele é interna. O material encontrado no núcleo da Terra contém muito ferro derretido, e está em constante movimento, o que geraria o campo magnético terrestre.
Uma curiosidade é o fato do ponto norte da bússola aponta para o norte geográfico, o qual nada mais é que o pólo sul magnético do planeta, afinal, pólos diferentes se atraem.


sábado, 5 de março de 2011

Materiais Magnéticos

Determinados materiais apresentam propriedades magnéticas, isto é, a capacidade que um objeto tem de atrair outros objetos. Mas, na interação entre dois objetos feito de materiais magnéticos, pode haver a repulsão entre eles. Isto ocorre quando dois materiais de mesma magnitude entram em contato. Mas isto também pode ocorrer com outros tipos de materiais, por exemplo, materiais carregador eletricamente. O nome dado a tais tipos de materiais é ímãs. Porém, mesmo que carregados elétricamente, materiais não magnéticos não interagem com materiais magnéticos.